Feliz Vesak – 2020/2643

06/05/2020

Dentro da tradição do Budismo Theravada é dito que três eventos importantes da história do Buddha coincidiram numa mesma data do calendário lunar: a lua cheia do mês Visāka (equivalente à primeira lua cheia do mês de maio no calendário gregoriano).

É dito que na lua cheia do mês Visāka, há 2643 anos, o Bodhisatta nasceu neste mundo; na mesma lua cheia, há 2608 anos, realizou Nibbana; e então, na lua cheia do mês Visāka, há 2563 anos, faleceu, por fim alcançando Parinibbana.

Portanto, toda primeira lua cheia do mês de maio, os praticantes do Budismo Theravada por todo o mundo celebram três eventos: o nascimento, a iluminação e o falecimento do Buddha. Vesākha Pūjā é considerado o dia de celebração do Buddha e a mais importante data do calendário budista, seguida de perto pelas datas do Magha Pūjā (celebração da Sangha) e Asalha Pūjā (celebração do Dhamma).

Convidamos todos que queiram prestar homenagem ao Buddha, ao seu ensinamento e iluminação, para juntarem-se a nós nessa data para praticar meditação, ouvir ensinamentos do Dhamma e acumular bom carma prestando reverência ao maior dentre aqueles que são dignos de reverência. Como as circunstâncias são adversas, indicamos que pratiquem em casa, vejam as palestras de Ajahn Mudito pelos nossos canais e guardem um estado mental contemplativo. Feliz Vesak.

Atualizações por email

Receba um email sempre que houverem novidades no site.